Por que eu não aconselho que você deixe de comer frutas e saladas

Pepino-brócolis-alface

Para alguns o título deste artigo pode parecer estranho. Na verdade, ele foi escrito apenas para algumas pessoas. Para aquelas que tendem a exagerar e adotar hábitos radicais. Tem gente que, por tomar sucos naturais com frequência, deixa de comer frutas e verduras. É para essas pessoas que escrevi este artigo.

Além de saudáveis, os sucos naturais são saborosos. Isso faz com que muita gente acabe deixando de lado o consumo de frutas e vegetais in natura, trocando-os exclusivamente por sucos.

Os sucos que misturam frutas, verduras e legumes, trazem muitos benefícios para a saúde, é verdade. Se você já adotou a prática de bebê-los como um hábito diário (ou ao menos corriqueiro), já deve ter percebido.

Porém, o consumo exclusivo de sucos como fonte dos benefícios que esses alimentos têm a oferecer faz com que os efeitos positivos da alimentação natural sejam diminuídos.

Suco Detox

Por quê?

Bem, além das vitaminas e minerais que as frutas e vegetais contêm, esses alimentos são ricos em fibras. E essas fibras acabam, em grande parte, se perdendo no processo de feitura dos sucos.

Além de produzir a sensação de saciedade, as fibras ajudam na regulação gastrointestinal, na diminuição do “colesterol ruim” (LDL), bem como no controle da taxa de glicose do organismo (apesar deste último ponto, diabéticos devem ter cuidado ao comer frutas).

Assim, apesar de super saudável, o hábito de tomar sucos naturais não deve ser incluído na sua vida sem esse pequeno cuidado. Isto é, nada de radicalismo.

Considero esse breve alerta importante, afinal, tomar sucos repletos de frutas, verduras, raízes, hortaliças, etc., pode parecer totalmente cool. Mas tem gente que exagera e tende a levar isso a extremos.

 

O que pode ajudar?

Pra que você não desperdice tanto esse potencial nutritivo das fibras, você pode simplesmente colocá-las no seu suco depois de pronto. Ou então aproveitá-las para o preparo de algum alimento sólido, como um bolo.

Se você prepara os seus sucos no liquidificador, basta que não coe 100% dele depois de pronto. Coloque um pouco, a gosto, do bagaço direto no seu copo.

Caso prepare os sucos numa centrífuga, apenas pegue um pouco da poupa que permaneceu no aparelho com uma colher e adicione manualmente à sua jarra ou copo. Ou ainda, coma ela diretamente – dependendo do suco, isso até que é gostoso.

CLIQUE AQUI para baixar o e-book gratuito “Detox de 3 Dias”

ebook Detox

Author: Carlos Cordeiro

Share This Post On

Comentários

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>