Como ter uma saúde perfeita

Saúde Perfeita

Olá, pessoal! Este post extrapola um pouco o assunto principal do blog, mas não deixa de estar ligado a ele. Aliás, tem tudo a ver. Afinal, pra ter uma saúde perfeita, não basta tomar suco detox. É preciso, obviamente, uma série de outros hábitos saudáveis. E é deles que eu vou falar, fazendo um resumo de como atingir a saúde perfeita.

Vai ser um post grandinho, mas vale a pena ler até o final.

Suco Detox

 

Saúde Física + Saúde Espiritual = Saúde Perfeita

A base de uma boa saúde é um corpo saudável.

“Mas como assim? Ter um corpo saudável é ter uma boa saúde!”, alguém pode pensar.

Bem, de nada adianta um corpo sarado, com todas as taxas dentro dos parâmetros normais dos exames se estamos pra baixo ou de mal com a vida, não é mesmo?

A tristeza, a baixa auto estima, o pessimismo, etc. não são características saudáveis. Todas elas extrapolam o âmbito de um corpo saudável – embora se reflitam em nosso organismo.

Tudo isso está além da fisiologia dos nossos órgãos; está na seara das emoções e dos pensamentos. E isso é o que considero o campo da saúde espiritual.

Em suma, pra que nossa saúde esteja perfeita, precisamos estar num estado de espírito saudável e com o corpo funcionando direito

Mas como atingir isto? É o que eu vou te contar.

 

Ausência de disfunções

O primeiro passo para que o nosso corpo esteja em harmonia é a ausência de disfunções. Isto é, ele tem que estar trabalhando dentro da normalidade, sem nada desregulado. Uma coisa óbvia, não é?

O problema é que muitos de nós têm algum “ponto fraco”. Alguma predisposição genética ou pura e simplesmente a tendência para desenvolver algum tipo de doença (ou disfunção).

Pode ser uma tendência pra ter inflamação na garganta, problemas nas articulações, alergias, etc., etc., etc.

Não importa o que. O que acontece é que muitos de nós, que têm esse “ponto fraco”, acabam se acostumando a ele. De tanto tentar e não encontrar solução, acabam convivendo com o problema, aceitando isso como parte de suas vidas.

Bem, eu tenho uma convicção muito firme de que não há problema sem solução. Pra tudo, tudo mesmo, tem um jeito. Basta a gente descobrir qual é. E as respostas não caem do céu.

Se você tem algo que o incomode, não desista de encontrar uma solução. Pesquise, consulte médicos diferentes, tratamentos alternativos, enfim, deixe o preconceito e a inércia de lado e vá atrás daquilo que pode lhe fazer bem. É claro, com discernimento.

O recado aqui é: se tem algo que não está funcionando direito no seu corpo, encontre a cura.

Nosso corpo é uma máquina perfeita, e se tem algo errado com o seu, dê um jeito de consertar.

A base pra uma saúde plena e perfeita é um corpo saudável, funcionando a pleno vapor.

Mas essa máquina não para, está em constante movimento, e por isso precisa de…

 

Manutenção

Se todas as “peças” dessa máquina estão funcionando bem, é preciso que você dê a manutenção adequada pra que elas continuem assim.

E aqui entram: hábitos saudáveis! Sim, sim, é aqui que o suco detox se encaixa. Mas não vou me estender falando disso, afinal, você já conhece os benefícios do suco detox.

Alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, noites bem dormidas. Tudo isso é imprescindível para que você leve uma vida saudável. Faça disso tudo um hábito na sua vida.

De nada adianta comer uma coisinha saudável lá de vez em quando ou dar uma caminhada no parque somente num feriado ensolarado. Isso tem que fazer parte da sua rotina.

O sono de qualidade também é fundamental. Se você acorda cansado ou mal humorado, alguma coisa não vai bem. Procure saber o que é.

Uma coisa que eu pratico há anos e que me faz muito bem é meditar antes de dormir. Fazer uma retrospectiva do dia, emanando gratidão por tudo de bom que aconteceu, também ajuda muito. É claro, essas são pequenas dicas e que ajudam a ter uma boa noite de sono. Mas, se você não dorme bem, os problemas podem ser variados.

Se for o caso, faça uma polissonografia, teste a sua sensibilidade à cafeína, verifique o seu nível de stress, enfim, chegue a um diagnóstico preciso do porquê de não estar dormindo bem. Afinal, uma boa noite de sono é reparadora e fundamental na manutenção da saúde.

 

Harmonia Física

Caso você não tenha nenhuma disfunção e, além disso, esteja cultivando hábitos saudáveis, isto é, dando a manutenção adequada ao seu corpo, então você atingiu aquilo que chamo de Harmonia Física – e que é uma das bases para a saúde perfeita.

Ufa! Quanta coisa até aqui! Mas até o final do artigo ainda têm muitas dicas valiosas pra sua saúde.

 

Equilíbrio Emocional

Você é ansioso? Já reparou o quanto a ansiedade consome da sua energia? Se você já passou por algum dia em especial em que a sua ansiedade estava aflorada, deve ter percebido o quanto se sentiu esgotado ao fim desse dia.

Com a tristeza e o desânimo, é a mesma coisa. Nossa energia e vitalidade são “sugadas” por essas emoções.

Um dia ou outro é normal estar pra baixo. Todo mundo passa por isso uma vez ou outra. O problema é se essas emoções fizerem parte do seu dia a dia.

Se você é acentuadamente ansioso, triste ou desanimado, sugiro fortemente que procure algum tipo de ajuda. Não se acostume a conviver com isso, e nem ache que você é assim. Não é!

O auxílio pra isso pode ser diverso, a começar por alguma terapia ou acompanhamento psicológico. Não tenha preconceito quanto a isso, não faz o menor sentido.

Se você tem algum problema com o qual não está conseguindo lidar, procure ajuda. Não há motivo algum pra se envergonhar disso ou sentir resistência.

Vá em busca de alguma religião ou filosofia de vida que o preencha, de algum hobby que o satisfaça, de alguém que o compreenda (e assim o ajude a se compreender). Enfim, faça o que for, mas não passe a vida com a emoções em desequilíbrio. Busque auxílio. Ajude a si mesmo.

Repito: pra mim, uma coisa que funciona é a meditação.

 [do action=”seu-suco-detox”/]

Equilíbrio Mental

Você possui ideias fixas, pensamentos repetitivos? Tem mania de perseguição? Considera-se inferior aos outros? Acha que as coisas pra você são mais difíceis do que para os demais?

Se a resposta a uma ou mais dessas perguntas foi sim, tem algo que você precisa rever em si mesmo.

Uma mente equilibrada tem uma visão clara das coisas. E com uma visão clara o foco não são os obstáculos, que via de regra parecem maiores do que de fato são, mas sim as oportunidades.

Se para você a vida é uma janela de oportunidades, todos os sintomas abaixo caem por terra.

Ideia fixa

Sempre que os pensamentos de alguém gravitam em torno de um único assunto, repetidamente, eu lembro da vastidão do universo.

Tudo o que existe ao nosso redor é tão, mas tão vasto, que se apegar a uma única ideia e repeti-la constantemente, é como viver dentro de uma concha, isolado do mundo. Isso não é saudável.

Talvez eu tenha divagado um pouco, mas a ideia aqui é fazer você refletir sobre o seu próprio padrão de pensamento.

Você tem uma mente aberta? Ou está cheio de filtros que moldam a sua visão das coisas?

P.S.: Lembrar da vastidão do universo também ajuda a perceber o quão pequenos são os problemas que nos afligem. Lembre-se do quão pequeninos somos em relação a tudo o que existe, e tenha a certeza: os nossos problemas são ainda menores.

 

Harmonia Espiritual

Com as emoções em equilíbrio e o padrão de pensamentos elevado, chegamos à Harmonia Espiritual.

 

Positividade e Ações

Otimismo, alegria, bom humor, perseverança, tudo isso nos eleva e direciona nossa vida pra frente.

A positividade é o estado de espírito que deve dar o rumo às nossas ações.

Se o seu ânimo está pra cima, pode ter certeza de que as suas atitudes serão as que irão levá-lo adiante, a percorrer os melhores caminhos.

Mas não deixe de agir! Os resultados não surgem do nada, e não bastam auto afirmações pra que as coisas aconteçam. É preciso botar a mão na massa. Levantar a bunda do sofá e fazer o que precisa ser feito.

 

Meditação

Bem, em algumas ocasiões você pode botar o traseiro no sofá. Quando for pra meditar, por exemplo.

Até aqui eu falei de muitas coisas que levam a uma saúde perfeita. “Faça isso, faça aquilo…”

A vida é dinâmica. O nosso corpo tem um funcionamento dinâmico. Atingir a saúde perfeita é um processo complexo. Pra que todas essas recomendações sejam postas em prática, chega uma hora em que o que você precisa não é agir, mas refletir.

Você precisa parar e avaliar cada um destes pontos que eu mencionei. E aqui entra a meditação. Neste caso, estou usando essa palavra num sentido amplo. Não me refiro à forma tradicional oriental de meditar, com as pernas cruzadas em posição de lótus.

Eu particularmente gosto disto, mas há muitas outras formas de olhar pra si mesmo e se auto avaliar. Encontre uma a que você se adapte e com a qual se sinta bem.

Tenha em mente: o que você precisa é de ação e de reflexão. Aja com bom-senso e inteligência. Reflita com sinceridade e sabedoria.

Siga estes passos e você terá uma saúde, tanto física como espiritual, simplesmente perfeita!

CLIQUE AQUI para conhecer um plano COMPLETO de detox!

Author: Carlos Cordeiro

Share This Post On

Comentários

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>