A importância das fibras na sua dieta

As fibras são essenciais para que o nosso intestino esteja bem regulado. É o que diz o artigo da Scientific American intitulado “Fiber-Famished Gut Microbes Linked to Poor Health”.

Segundo o artigo, pesquisas mostram como os micro-organismos do intestino desempenham um papel fundamental nesse processo.

Suco Detox

O nosso intestino é um verdadeiro campo de guerra. Nele, centenas de espécies de bactérias, fungos e vírus disputam território.

Dito isso, cabe mencionar que, para uma melhor saúde intestinal, cada vez mais estudos apontam que a melhor solução é alimentar as boas bactérias que já habitam o nosso intestino. E do que elas gostam? Bingo: fibras!

A adição de fibras à dieta pode provocar uma mudança no perfil do conjunto de micro-organismos do nosso intestino, partindo de um padrão mais associado à obesidade e indo para um ligado a um físico mais magro.

Quando faltam fibras no nosso intestino, os micro-organismos que delas se alimentam ficam com fome. E o que eles fazem? Alimentam-se da camada protetora de muco do nosso intestino. Argh!

E isso pode provocar inflamações e doenças.

 

O que fazer?

Os sucos detox possuem fibras, mas, como eu disse aqui, outros alimentos, como frutas e verduras in natura, grãos integrais e raízes são indispensáveis para uma dieta balanceada, rica, dentre outros nutrientes, em fibras.

Então, dê atenção especial a esses alimentos.

Essas fibras chegam ao intestino grosso praticamente intactas, alimentando e fortalecendo os micro-organismos que melhoram o nosso sistema imunológico, diminuem as inflamações e nos previnem contra a obesidade.


Benefícios das fibras na alimentação:

  • Perda de peso;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Redução de inflamações.

Outro ponto interessante de uma dessas pesquisas é: não adianta você comer uma quantidade adequada de fibras de vez em quando. Esse hábito precisa ser diário. Lembra que se os micro-organismos do seu intestino não estiverem bem alimentados eles se alimentam no muco que o protege?

Então: ou você alimenta os seus micro-organismos “do bem” ou eles se alimentam de você! :o

Tenso, né?

Mas calma! O nosso organismo possui plasticidade, isto é, ele se adapta facilmente. Então, se até hoje você não manteve uma dieta adequada em relação ao consumo de fibras, não se preocupe. Começando agora, e mantendo esse hábito, é só questão de tempo para o seu intestino estar bem regulado.

CLIQUE AQUI para baixar o e-book gratuito “Detox de 3 Dias”

ebook Detox

Author: Carlos Cordeiro

Share This Post On

Comentários

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>